Osciloscópios: Saiba mais sobre este instrumento (O que é, para que serve e tipos)
Osciloscópios: O que são?
Os osciloscópios são equipamentos essenciais em laboratórios de eletrônica e são amplamente utilizados por profissionais da área elétrica e eletrônica.
Isso permite a visualização de formas de onda de sinais elétricos e, mais importante, a análise de parâmetros como frequência, amplitude e tensão pico a pico.
É importante ressaltar que para medir um parâmetro de sinal como a tensão, são necessários dois pontos para obter a informação: um ponto para o sinal e dois pontos para a referência.
Portanto, a sonda possui dois terminais no mesmo canal para conexão ao circuito.
No display de um osciloscópio, a tela se assemelha a um gráfico e mostra um sinal de tensão ao longo do tempo.
Os osciloscópios são usados em uma variedade de aplicações, incluindo, entre outras, manutenção de equipamentos eletrônicos, análise operacional de controles eletrônicos em automóveis e projeto de circuitos de condicionamento de sinal para sistemas de instrumentação e equipamentos e sistemas biomédicos.
A SISCONTROL oferece uma ampla variedade de osciloscópios, incluindo modelos como osciloscópios analógicos, osciloscópios digitais e outros.
Como eles funcionam?
Para possibilitar a visualização da onda do sinal elétrico e a análise de seus parâmetros, o osciloscópio converte esse sinal em um gráfico por meio de telas de duas dimensões diferentes.
A primeira dimensão, representada pelo eixo X, pretende representar o tempo, e a segunda dimensão, representada pelo eixo Y, representa a amplitude em volts.
Em alguns casos, uma terceira dimensão chamada eixo Z pode ser encontrada.
Esta dimensão funciona para representar a intensidade e o brilho da tela, podendo também indicar a classificação das cores.
Em um dispositivo osciloscópio, você sempre pode encontrar um canal de entrada a partir do qual pode ler sinais elétricos.
Normalmente, esse número de canais de entrada é 2 ou 4, e pontas de prova devem ser acopladas a esses canais para conectar o osciloscópio ao circuito em análise.
O número máximo de canais é 8.
Se você deseja melhorar sua produtividade, é importante entender que quanto mais canais seu osciloscópio tiver, mais sinais ele poderá capturar de uma vez.
Isso permite que os profissionais realizem mais em menos tempo.
Outra coisa importante a se observar sobre esta ferramenta é que para medir um parâmetro corretamente, deve haver dois pontos nos quais a informação pode ser obtida.
Um desses pontos é dedicado ao personagem e o outro é reservado para dicas.
Classificações de um osciloscópio
Contrariando ainda algumas concepções, os osciloscópios são categorizados em duas classificações distintas: osciloscópios digitais e analógicos.
Na primeira classificação, os osciloscópios empregam um conversor analógico-digital (conhecido como ADC) para realizar a conversão da tensão medida em uma informação digital.
Os osciloscópios desse tipo podem ser subdivididos em:
- Osciloscópios de fósforo digital (DPOs)
- Osciloscópios de sinal misto (MOs)
- Osciloscópios de armazenamento digital (DSOs)
- Osciloscópios de amostragem digital
Importância do uso do Osciloscópio na eletrônica
As pessoas que trabalham na área de eletrônica entendem a importância de realizar um trabalho de alta qualidade no menor tempo possível.
Para atingir esse objetivo, muitos profissionais da área utilizam multímetros e scanners, mesmo que essas soluções nem sempre sejam as mais eficazes para os problemas encontrados.
Neste contexto, enfatiza-se a importância do uso de um osciloscópio.
Esta ferramenta desempenha a importante função de salvar imagens para facilitar análises mais detalhadas no futuro.
Além disso, oferece a vantagem de permitir que um especialista realize diagnósticos sem a necessidade de desmontar nenhuma peça.
Diferenças entre o Osciloscópio, Frequencímetro e Multímetro
Embora muitas vezes confusos, diferenciá-los é bastante simples.
Enquanto um multímetro digital (ou simplesmente um DMM) é capaz de fazer medições precisas de sinais discretos e permite leituras de tensão com resolução de até oito dígitos, os osciloscópios fornecem informações adicionais às leituras do DMM, permitindo a exibição da forma de onda, representando frequência e tensão de sinal.
Além disso, os multímetros digitais não fornecem imagens visuais, mas são apenas digitais.
Por outro lado, um frequencímetro, como o próprio nome sugere, tem a única função de medir a frequência de um determinado sinal durante um determinado período de tempo (seja ele mecânico ou elétrico).
A unidade de medida utilizada por esta ferramenta é Hertz.