14/11/2023

Megôhmetro: O que é e quais são suas funcionalidades

O megômetro, conhecido também como megger, é um dispositivo de medição do fluxo de corrente elétrica.
 De maneira simplificada, ele gera e aplica uma tensão variável entre 500 e 15000V em um equipamento para realizar uma leitura precisa da corrente elétrica que pode atravessá-lo.

Qual é a utilidade do megômetro?
 Ao gerar e aplicar tensão elétrica, a principal função desse instrumento é medir valores elevados de resistência (a resistência sendo a oposição de um corpo à corrente elétrica que o atravessa), especialmente em motores e transformadores.
Este dispositivo é comumente usado em testes de isolamento para determinar a integridade de enrolamentos ou cabos em motores de transformadores, estruturas de distribuição e instalações elétricas.
O dispositivo pode indicar  pontos onde pode ocorrer fuga de corrente.
Esta operação realizada pelo gerador é de grande importância para a segurança pública e pessoal das pessoas que trabalham na área, evitando curtos-circuitos, incêndios e outros acidentes.
Além disso, permite monitorar a deterioração natural do material.

Diferenças entre os modelos megger
Existem dois modelos principais de Megger.
Os modelos digitais possuem display digital e são operados por botões, enquanto os modelos analógicos possuem marcadores tipo relógio e são operados por uma manivela.
Apesar das diferenças estéticas e tecnológicas que afetam o funcionamento, a funcionalidade e o desempenho permanecem os mesmos.
Os resultados produzidos por ambos estão em ohms, unidade de resistência, padronizada pelo Sistema Internacional de Unidades.
Está relacionado à tensão (em volts) e à corrente (em amperes) em um elemento.

 Megômetro x Ohmímetro
 O ohmímetro funciona essencialmente da mesma forma que um megômetro: aplica uma tensão  a um resistor para medir a oposição do material à corrente  gerada.
 Como o  nome sugere, os resultados também são medidos em ohms, mas são dispositivos com capacidades de tensão diferentes.
 Pode ser uma das funções do multímetro ou de um dispositivo individual, o ohmímetro é utilizado em testes de baixa tensão, como em circuitos eletrônicos, principalmente em televisores e outros aparelhos.
 Enquanto isso, o megôhmetro, conforme explicado anteriormente, destina-se a medir valores de resistência mais elevados  e é usado em dispositivos de alta tensão e grandes, como motores e transformadores.
 Um ohmímetro funciona essencialmente como um medidor: o  aplica uma tensão ao resistor para medir a oposição do material à corrente gerada.
 Como o nome sugere, os resultados também são medidos em ohms, mas são dispositivos com capacidades de tensão diferentes.
 Pode ser uma das funções do multímetro ou de um dispositivo individual, o ohmímetro é utilizado em testes de baixa tensão, como em circuitos eletrônicos, principalmente em televisores e outros aparelhos.
 Enquanto isso, o megôhmetro, conforme explicado anteriormente, destina-se a medir valores de resistência mais elevados  e é usado em dispositivos de alta tensão e grandes, como motores e transformadores.

Megôhmetro: Como Funciona
É fundamental entender como ocorre todo o processo e como identificar possíveis problemas na corrente que está sendo testada.
Certifique-se de desligar a energia de todos os fios ou circuitos que planeja usar. Isso garante que não haja estresse e mantém a segurança.
Conecte um dos terminais (peças metálicas onde os componentes elétricos se conectam) do megômetro ao painel elétrico ou  fio terra do sistema elétrico que você está prestes a testar.
Para testar o motor, o cabo deve estar conectado à estrutura metálica do motor.
Conecte a outra extremidade do megômetro ao fio de cobre desencapado.
Se for este o caso do motor, ligue-o a um dos terminais.
Lembre-se de manter a outra extremidade do fio sendo testada com fita isolante ou deixá-la aberta.
Se for digital, ligue o dispositivo.
Se for analógico, ative a manivela.
O teste produzirá uma alta tensão dentro de 2 a 5 segundos.
Finalmente, analise a resistência de isolamento com base nas leituras do instrumento.
Uma leitura  de resistência abaixo de 1,5 megaohms indica um problema com o fio ou  motor em teste.
A resistência de isolamento ideal tem um valor superior a 999 megaohms.

Megôhmetros MEGABRAS
Aproveite a promoção exclusiva de toda a linha MEGABRAS aqui no site da SISCONTROL. Megôhmetros e Terrômetros de alta qualidade e precisão em promoção imperdível até o final do ano! Não perca essa oportunidade e faça uma cotação conosco agora mesmo!