13/11/2023

Multímetros: Medição Elétrica na Indústria

Multímetros: Medição Elétrica na Indústria
Um multímetro, também conhecido como multiteste ou DMM (multímetro digital), é um dispositivo essencial para medir e avaliar grandezas elétricas.
Disponível em modelos com display analógico ou digital, esse  versátil dispositivo é utilizado em bancadas de trabalho, laboratórios e serviços de campo.
Ele integra vários instrumentos de medição elétrica em um único dispositivo, incluindo voltímetro, amperímetro e ohmímetro como padrão, bem como recursos opcionais como medidor de capacitância, medidor de frequência e termômetro, de acordo com as especificações do fabricante.
Amplamente adotados por eletricistas e técnicos em eletrônica, os multímetros são ferramentas essenciais para identificação de falhas em dispositivos eletrônicos, diferenciando-se pela facilidade de uso e portabilidade.
Diferentes fabricantes oferecem uma grande variedade de modelos, cada um com  características próprias.
Os multímetros variam em termos de precisão, nível de segurança, quantidades que podem ser medidas, resolução e capacidade de conexão a um computador, entre outros aspectos.
Existem modelos concebidos para uso doméstico, onde o risco de acidentes é menor, e modelos específicos para ambientes industriais, onde as correntes de curto-circuito são maiores, aumentando assim o risco.
A diferença entre essas opções reside não  apenas na precisão da leitura, mas também principalmente na estrutura interna, incluindo traços IC mais espaçados, maior distância entre a etiqueta IC e a embalagem, bem como maior durabilidade contra fenômenos transitórios em modelos industriais.


Para que ele serve?
Multímetros, como dito anteriormente, são usados para medir diversas grandezas físicas em dispositivos e circuitos elétricos, tais como:
Capacidade: propriedade  mede o armazenamento de carga elétrica em dispositivos elétricos.
Corrente: o fluxo de elétrons em um circuito  fechado.
Tensão: diferença de potencial  entre dois terminais.
Resistor: A propriedade tem a função de evitar que a corrente flua para o circuito  e dissipe a energia térmica.

Como funciona?

Para garantir o funcionamento do multímetro, basta conectar um cabo à ponta de prova apropriada, que pode ser localizada nos terminais usados para medir altas correntes de até 10 A ou em terminais utilizados para medição de tensões, baixas correntes, resistências e diodos. Depois disso, selecionar a escala desejada através do seletor, que pode ser resistência, corrente, tensão ou outras escalas. Em seguida, tocar as pontas de prova vermelha e preta no circuito elétrico com o auxílio dos cabos elétricos e colocar as pontas metálicas paralelas à carga  para medir a tensão. Por fim, sondas metálicas em série com a carga para medir a corrente.

Qual é a diferença entre um multímetro e um amperímetro?
O amperímetro  é um dispositivo usado para medir a intensidade da corrente  que flui através de fios ou dispositivos  em um circuito elétrico.
Um multímetro, por outro lado,  é um dispositivo multifuncional que realiza uma variedade de medições em um circuito, incluindo medições realizadas por amperímetros e  outros dispositivos, como voltímetros e ohmímetros.


Um dos modelos de multímetro digital portátil que a SISCONTROL possui é o modelo KYORITSU 1061 que possui medição de tensão AC/DC, corrente AC/DC, resistência, capacitância e frequência, indicação de polaridade, segurança CAT III 600V e display de LCD de alta qualidade.