Diferenças Entre Calibração e Ajuste

Compreendendo a diferença entre calibração e ajuste do instrumento
Para garantir a precisão e eficácia de um instrumento de medição a longo prazo, é importante distinguir entre calibração e ajuste do instrumento.
Embora os termos sejam frequentemente confundidos, cada termo desempenha um papel específico na manutenção e melhoria destes dispositivos.
Calibração: O que é e como funciona
A calibração envolve a comparação das leituras de um dispositivo de medição com um padrão de referência de valor conhecido.
Este processo fornece informações sobre erros do dispositivo e incertezas de medição, permitindo determinar se estão dentro das tolerâncias estabelecidas.
Os certificados de calibração são emitidos para documentar os resultados, incluindo a rastreabilidade aos padrões nacionais.
Avaliando facilmente sua condição atual, é possível obter resultados da calibração, que podem ser usados para determinar se o dispositivo é adequado para uso.
Ajuste: O que isso significa para a medição industrial
Ajuste é o processo de melhorar a condição de um dispositivo de medição, se necessário. Se forem encontrados erros sistemáticos durante a calibração, ajustes podem ser feitos para aproximar o instrumento o mais próximo possível do valor real.
Contudo, nem todos os equipamentos podem ser ajustados e nem todos os erros sistemáticos podem ser corrigidos permanentemente. Os ajustes costumam alterar permanentemente o equipamento e não excluem a possibilidade de desvios em medições futuras. Contudo, sempre que possível, este é um meio eficaz de reduzir a chance de erros do dispositivo.
A Importância da Calibração e Ajuste
A calibração e o ajuste são complementares e essenciais para manter a precisão e a confiabilidade do instrumento.
Normas como a ISO 9001 exigem que os fabricantes calibrem os seus equipamentos e enfatizam a importância destes processos para garantir a qualidade do produto.
Para as empresas, o processo de calibração e ajuste não são apenas uma exigência regulatória, mas também uma estratégia para evitar perdas financeiras devido a medições imprecisas. Ao garantir a precisão do equipamento, esses processos promovem eficiência, segurança e confiabilidade.